Castanha-do-brasil na alimentação e suas propriedades curativas

Gorduras - a gordura saturada que provém de fontes animais contém colesterol, diferentemente das insaturadas, que provêm de fontes vegetais e das frutas. Porém, mesmo que os alimentos não contenham colesterol, isso não significa que eles não contenham gorduras.

Proteínas - a proteína é uma necessidade vital na nutrição do homem e de todos os animais. Quanto mais jovem, maior a necessidade de proteínas.

Nas castanheiras, estão os suplementos protéicos indicados para as pessoas que não satisfazem suas necessidades diárias de proteínas com alimentos integrais. A necessidade mínima diária é de 45 g, sendo 15 g por refeição.

Fibras - foi publicado no jornal JAMA (Jornal da Associação Médica Americana) uma pesquisa indicando que todas as pessoas teriam mais saúde caso ingerissem mais fibras. As fibras agem como uma esponja, eliminando as toxinas do organismo, transformando os resíduos dos alimentos em massa e impulsionando-os através do cólon mais rapidamente, evitando assim a prisão de ventre.

Vitaminas - a castanha contém: vitamina A (beta caroteno), que pode ser armazenada no organismo, não sendo necessária a ingestão diária (a dosagem deve ser de 5.000 mg).
Combate a cegueira noturna (xeroftalmia), cria resistência às infecções respiratórias; vitamina B 1 (tiamina), cuja recomendação clínica é de 1,5 mg. Promove o crescimento, aumenta a disposição mental, ajuda na digestão, especialmente a de carboidratos; vitamina B 2 (riboflavina), a necessidade diária recomendada é de 4,4 mg. Auxilia no crescimento e na reprodução, alivia a fadiga, torna mais saudáveis a pele, unhas e cabelos; vitamina C (ácido ascórbico), cuja necessidade diária é de 60 a 80 mg. Aumenta a eficácia dos medicamentos utilizados no tratamento de infecções e do trato urinário. Oferece proteção contra agentes cancerígenos, fortalece o organismo contra gripes e resfriados.

Minerais - contém cálcio, necessário para formar e manter os ossos e dentes sadios. 20% do cálcio dos ossos de um adulto são reabsorvidos e substituídos a cada ano (a necessidade diária é de 1.200 mg). O cálcio ajuda a manter constante os batimentos cardíacos e a combater a osteoporose.

Fósforo - a necessidade diária é de 1.200 mg, sendo essencial para melhor raciocínio, para transmissão dos impulsos nervosos, para o funcionamento dos rins e atenua as dores da artrite. Ferro - a necessidade diária é de 15 mg. ajuda no crescimento, cura a anemia ferropriva, devolve a cor natural da pele, essencial à produção de hemoglobina; excelente para quem exerce atividades intelectuais.

A castanha-do-pará não pode faltar na alimentação das crianças, idosos e gestantes. Ajuda a fortalecer o organismo nos casos de anemia e desnutrição. É chamada por muitos como "carne vegetal".

A castanha-do-Brasil pode ser consumida natural ou desidratada; entretanto, outros produtos podem ser obtidos através da sua extração, como o óleo, muito procurado pelas indústrias de cosméticos para a fabricação de sabonetes, shampoos, etc., matéria-prima que é também utilizada pela indústria alimentícia, na forma de frutas secas, aperitivos salgados, patê à tartiner, bolos, biscoitos, confeitos, sorvetes e bombons.

Fonte: Lelington Lobo Franco, escritor e químico-fitologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário