Informações nutricionais da castanha-do-brasil


Nutricionalmente, a castanha-do-brasil, é uma fruta oleaginosa  que é rica em selênio, combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e aumentando a resistência do sistema imunológico. Algumas pesquisas indicam que o consumo de selênio está relacionado com uma redução no risco de câncer de próstata e de pulmão. A tireóide também funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, se não houver esse elemento, ela não consegue produzir direito seus célebres hormônios. O mineral também está intimamente associado à capacidade de o organismo se livrar de substâncias tóxicas, ajudando-o inclusive a expulsar possíveis metais pesados que se alojam nas células.

Ele se liga a algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes. Na ausência dele, as tais enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo. O mineral da castanha também teria um papel especial na proteção do cérebro, preservando as células nervosas e, assim, evitando o surgimento de doenças neurodegenerativas com a idade.

É também uma boa fonte de magnésio que, mantém a função dos nervos e músculos, intervem no ritmo cardíaco mantendo estável, é responsável pela resistência óssea, promove uma pressão sanguínea normal, desenvolve o metabolismo energético responsável pela síntese de proteínas para utilização pelo organismo.

É rico em tiamina (vitamina B1), importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, entre outras funções.

O fruto ainda age diminuindo o mau colesterol, LDL,responsável por diversos problemas cardíacos e aumentando o bom colesterol HDL, que protege contra essas doenças.

Ainda na lista de seus nutrientes entram fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico, entre outros.


Uma única castanha-do-brasil ao dia, já é o suficiente pra promover tais maravilhas!!!! sem aumentar o peso, não podemos esquecer que por se tratar de uma fruta oleagenosa (gordurosa), tem uma grande quantidade de calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário